DEBATES DE PRAÇAS

Esse espaço é dedicado a todos que lutam no dia-dia para manter com o sacrifícil da própria vida essa nação, mesmo não reconhecidos pelos esforços concedidos e da marcha em busca dos direitos que lhes são negados.

Parnaíba PI

24.3.10

COISAS DA CASERNA...

A vida militar é mesmo uma convivência social atípica, especialmente nas Polícias Militares onde a cultura rígida do regime muitas vezes vai além, quando os bons normalmente pagam pelo erro dos outros, pelo menos parcialmente.

Para quem é ou foi militar sabe que dentro de uma tropa quando um erra todos pagam para manter o sentimento de unidade, essencial na vida militar quanto à disciplina, mas isso é algo que deveria se restringir somente ao movimento para manter a ordem unida e ao emprego para a ordem marcial, no entanto essa cultura extrapola e prejudica grandemente o senso de justiça dos comandantes para com os subordinados.

Isso na prática acontece quando, normalmente dentro de centros militares, qualquer erro cometido pelo efetivo, mesmo o autor identificado e o fato não tendo nada a ver com a coletividade toda a tropa é advertida verbalmente, muitas vezes ouvindo duras palavras como se todos tivessem cometido o erro.

Ouvir sermão e ser chamado atenção pelos erros dos outros.

Os comandantes não atentam para o efeito que um procedimento desse modo pode causar na estima dos bons profissionais que se esforçam para trabalhar corretamente de acordo com a disciplina.

Ser disciplinado é um dever e um direito, mas ser um militar disciplinado e exemplar é um dever, um direito e um sacrifício digno de elogios.

Agora imagina homens que se esforçam para se manter na linha da disciplina militar terem que vez por outro passarem por situações dessa natureza e ainda terem de continuar como se nada tivesse acontecido!

Ser chamado atenção por causa do erro do outro pode causar dois efeitos diferentes: para quem comete o erro ser chamado atenção pode levar a refletir sobre o seu erro e dependendo do caráter, até se arrepender. No entanto, quem dentro de uma tropa é chamado atenção por causa de alguém que estar no seu meio, por fazer parte da coletividade vai sentir-se desmotivado e ver ignorado seu esforço de retidão.

É um senso de justiça equivocado.

O comandante de uma unidade ou mesmo fração de tropa jamais deveria fazer ou autorizar procedimentos dessa natureza, pois em vez de motivar a tropa vai desmotivar em detrimento de alguns que simplesmente poderiam serem chamados atenção separadamente ou terem punição mais séria sem nenhum incomodo para o restante da tropa.

Muitos comandantes não querem se dar esse trabalho por isso procuram o caminho mais fácil, assim também como não atentam que o ser humano é caprichoso. Muitos são os policiais militares que de bons profissionais passam a serem ruins por se cansarem de serem chamados atenção pelo erro dos outros, caem na baixa estima e concluem erradamente que não vale a pena se esforçar tanto para contribuir com a boa imagem da instituição policial, o pior é que primeiro prejudicam si mesmo profissionalmente.

Aos senhores comandantes é tempo de começar ver a tropa como uma unidade, mas cada indivíduo tem sua importância individual e deve ser respeitado como tal. A dignidade humana é preciosa. “AVANTEBRASIL”.



“FÉ E LUTA”

2 comentários:

moraispmpi disse...

COISAS DE CASERNA, é assunto muito obscuro pois nos remete a uma reflexão de principio, principio na verdadeira acepção da palavra.
convivência vem de vida, militar vem limite, unindo-se vira vida limitada e ninguém nasce assim, todos nascemos livres de idéia e pensamentos. mas questão de opção leva muitos de nós a trilharmos por caminhos e profissões injustas, mas dentro de nosso conhecimento nada fizemos para modificar o que nos torna limitado.
"Antes de mim vieram os velhos
O jovens vieram depois de mim
E estamos todos a sós
No meio do caminho dessa vida
E estamos todos no meio."

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
AVANTE BRASIL ASSUNTO DE PRACA

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO,

José
ramón...